Amigo secreto – dicas para você variar a brincadeira deste ano

Chega final de ano, festas e eis que reaparece aquele nosso velho e tradicional amigo secreto. Além de ser uma ótima opção para que todos sejam presenteados o maior atrativo é a junção da brincadeira, economia e criatividade.

A brincadeira do amigo secreto se tornou um costume de confraternização entre família, amigos e trabalho para trocar presentes entre os períodos de Natal e Ano Novo.

Há quem diga que essa brincadeira descende dos povos nórdicos, porém algumas pessoas acreditam que se trata de costumes tradicionais dos povos pagãos. Com tradução em diversos idiomas, em inglês se diz Secret Santa ou Kris Kringle, em espanhol Amigo Invisible, e em alemão Wichteln.

Quanto a forma do sorteio e da brincadeira, existem tantos quanto a variação de nomes que ela ganhou! Separamos sete formas diferentes de amigo secreto para você variar a brincadeira este ano.

1. Amigo secreto bicho

amigo secreto

Faça uma lista com o nome de diversos animais diferentes. Cada participante escolhe o bicho que quer ser (não pode dois participantes escolher o mesmo) e sorteiam-se o nome dos animais. Os participantes só descobrirão quem tirou quem no dia da “revelação” do amigo bicho.

Neste caso, você só saberá o nome do bicho que tirou sem saber quem pessoa corresponde a ele. Os participantes podem fazer uma caixinha para trocar bilhetes e deixar a dica do que seu “bicho” gostaria de ganhar. Ou caso optem por não fazer a caixa da correspondência, cada participante compra um presente unissex. E seu amigo bicho se revelará no dia da troca dos presentes.

2. Amigo secreto ladrão

amigo secreto

Este é um dos preferidos entre a galera, pois é diversão garantida! Neste formato de brincar o secreto é o presente, e não o amigo. Cada pessoa compra um presente de seu gosto e que gostaria de ganhar. Ele vai embrulha-lo de forma que não seja possível descobrir o que há dentro do pacote, usar a criatividade está valendo!

O sorteio é realizado na hora da entrega, quando cada pessoa recebe um número. O participante que tira o número 1, começa a brincadeira e escolhe um dos embrulhos. A partir daí em ordem numérica os próximos participantes escolhem se pegam um embrulho que ainda não foio escolhido, ou se roubam os já escolhidos por alguém. O jogo acaba quando o último participante decide escolher o presente restante ou roubá-lo de alguém.

Lembrando que cada presente só pode ser roubado até três vezes!

3. Amigo secreto temático

Nesta forma a única coisa a ser escolhida é o tema da brincadeira. Vale usar a imaginação e escolher temas divertidos e criativos como por exemplo: bandas de Rock, desenhos animados ou filmes.

O sorteio pode ser feito na hora mesmo, como as pessoas que estão presentes. Para ficar mais divertido, os participantes podem ir fantasiados ou usar algum acessório correspondente com o tema da brincadeira. Daí é só sortear e logo após revelar quem é seu amigo.

4. Amigo secreto sustentável

amigo secreto

Levando em consideração as preocupações com nosso planeta nos últimos tempos, uma forma de brincar muito legal é o amigo sustentável. A forma de sorteio para o amigo secreto pode ser escolhida como o grupo preferir. Neste caso, o mais importante é o presente!

Cada participante poderá presentear seu amigo  somente com presentes ecologicamente corretos ou reciclados. Para isso, o ideal é que as pessoas produzam o presente que irá dar para o seu amigo sustentável. As opções são variadas e o nosso planeta agradece. Mãos a obra e vale olhar dicas na internet e mostrar todo seu talento.

5. Amigo secreto surpresa

Este jeito de amigo secreto é feito na hora. Os participantes levam presentes “unissex” dentro do valor estipulado pelo grupo. Na hora, anota-se o nome de todos que estão presentes e faz-se o sorteio. Cada pessoa fica sabendo na hora quem é o seu amigo secreto.

Este formato é ideal para aqueles que não tem muito tempo disponível para organizar algo com antecedência e nem reunir as pessoas que querem participar. Então acontece tudo na hora da festa mesmo.

6. Amigo secreto chinelo

O sorteio é realizado com o nome e número que cada pessoa calça. E cada participante presenteia com um modelo de chinelos que seu amigo prefere.

A marca Havaianas tem o costume de promover a brincadeira no Facebook da marca. A brincadeira tradicional é promovida no mundo online durante as festas de final de ano. Além de ajudarem seus fãs a não errar no presente, eles ainda costumam sortear 30 coleções entre os participantes.

O aplicativo Amigo Secreto Havaianas oferece aos usuários ferramentas para a criação de grupos, sorteio de nomes e troca de mensagens anônimas. Cada participante pode indicar no próprio aplicativo o número que calça e o modelo de havaianas que quer ganhar. Todo mundo ganha um presente que todo mundo usa e, ao se inscreverem no aplicativo, todos os usuários já estarão automaticamente participando da promoção.

7. Amigo secreto eletrônico

Para o grupo de amigos que adoram uma tecnologia. Os dispositivos eletrônicos portáteis e Gadgets, estão bombando. Se você e seus amigos são antenados ou nerd’s, apostem neste formato de amigo secreto.

Funciona mais ou menos assim: na hora do sorteio cada pessoa bota junto ao seu nome 1 ou 2 eletrônicos que possuí, modelo, marca e demais configurações do aparelho. Assim, para quem vai dar o presente pode escolher os acessórios para o aparelho de seu amigo. Capinhas de celulares,carregadores portáteis, capas protetoras e tudo mais que a sua criatividade permitir!

Atenção, esse formato só funciona bem se todos os participantes gostam e são familiarizados com a tecnologia. Se sua avó vai participar, evite este modelo de amigo secreto.

Quer dicas de presente para o seu amigo secreto? Veja AQUI as dicas que separamos pra você!

1 comment on “Amigo secreto – dicas para você variar a brincadeira deste ano

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: